Brasil, o pais com os juros mais alto

Motivo do porque o Brasil tem juros altíssimos

Quando buscamos ajuda para quitar nossas dívidas, seja em forma de empréstimos ou em forma de financiamento, a regra é a mesma, precisamos tomar cuidado com os juros altos. Veja o porquê.

Porque os juros no Brasil são tão altos

Entenda porque os juros são tão altos.

O mundo todo sabe que o Brasil é o país campeão dos juros altos, onde são cobrados a dívida pública e os juros sobre as operações de crédito, como as modalidade que conhecemos, como:

*Cartão de crédito;

*Cheque especial;

*Empréstimos;

Todos nós perdemos com os juros altos, isso porque este dinheiro deveria estar beneficiando trabalhadores com melhores salários, e também ajudando na melhoria de locais públicos, como os hospitais, por exemplo.

Isso se dá pelo fato de que, o Banco Central, é quem decide quando são feitas as reuniões com as instituições financeiras, que são donas de boa parte dos títulos.

É através de reuniões como essas, que as decisões sobre a taxa Selic por exemplo, são tomadas.

Por exemplo, no ano de 2014 a taxa Selic estava em 16%, e o Congresso Nacional sequer faz alguma investigação para checar porque há tanto abuso.

No caso dos leilões para a venda de títulos, o Banco Central também está a frente. E as empresas interessadas, apenas compram esses títulos, quando os valores desejados são atingidos.

Quem realiza as reuniões que decidem as taxas?

Os juros praticados para a sociedade em geral, o próprio Banco Central permite que as taxas sejam mantidas. Isso acontece porque o Banco Central faz a chamada "operação compromissada", onde o próprio banco pode absorver os excessos de  moedas, e devolvê-las às financeiras  em forma de títulos da dívida.

Se esses valores fossem devolvidos a sociedade, como forma de melhorias de obras, e aumento de salários, os banco seriam obrigados a oferecer melhores juros para os que pretendem fazer empréstimo.

Os únicos que ganham com a famosa ciranda financeira, são os bancos, porque devido aos juros altos, eles conseguem um bom lucro. Infelizmente, a nossa lei de Responsabilidade Fiscal, ainda não chegou nos bancos, já que essa lei não cobre a política monetária.

Como evitar os juros altos?

Quando você sentir que os juros de seu financiamento estão abusivos, você deve recorrer. Mas para evitar que isso aconteça, existem algumas práticas a serem tomadas.

1- Saiba quais são seus direitos.

Você precisa pedir para o gerente, quais são as taxas que serão praticadas, e analisar com um advogado tributarista, caso você precisar.

2- Conheça os juros.

Para cada financiamento, há um tipo de juros que é cobrado, e no próprio site do Banco Central, quando você clicar em "Taxas de Operações de Créditos", você logo saberá se a taxa está abusiva ou não.

Finalizando

Os juros altos no Brasil, realmente são um peso para qualquer pessoa que esteja endividada, e por causa disso, temos que ter cuidado quando queremos entrar em algum tipo de financiamento.

Em qualquer site sobre crédito e financiamento, você sempre irá ver alguma frase como "analise as taxas", isso ajuda você a não ter dor de cabeça no futuro.

Emprestimo para Autonomo

A maior agência de empréstimos em todo o Brasil: Empréstimo para Autônomo, Empréstimo para Negativado e Assalariado com nome sujo.

Informações de contato

Atendemos todo o Brasil.

  (11) 4112-0910
  contato@emprestimoparaautonomo.com.br

  Segunda - Sexta: 08:00 - 18:00

Receber novidades

Preencha os campos e receba novidades.